Qual é a importância do Backup? Qual é a importância dos dados para a empresa? O que aconteceria se a empresa perdesse todas as informações?

São questionamentos essenciais para a segurança dos dados da empresa. Essa última então transmite pânico só de pensarmos na hipótese de um dia perdermos todas as informações da empresa que trabalhamos. Por falta de tempo ou até mesmo de conhecimento, o Backup sempre é esquecido e deixado para última hora, e quase sempre só é lembrado quando precisamos dele, nas horas críticas.


O backup é um processo em que o usuário reúne e armazena o conteúdo importante de um computador, de forma que assim permanecem seguro e protegido em um local externo. O armazenamento pode ser feito em dispositivos como CD-ROM, DVD-ROM, HD, Pen Drive, Fitas, etc. Com o backup os arquivos armazenados podem ser posteriormente recuperados, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais.


Como seria se sua empresa perdesse todos os cadastros de clientes, todos os dados financeiros, contábeis, lançamentos, etc? Seria um grande prejuízo. 


Sabemos que, o que ocasiona a perda de dados em nossos computadores são, na maioria das vezes, falhas nos mesmos, mau uso (desligar o computador de forma incorreta), vírus, furtos, incêndio, inundação, falta de energia, entre outros.

Para a segurança da sua empresa é necessário um procedimento de backup definido com as seguintes informações:

De quais documentos deverão fazer o Backup? 

É importante saber, quais arquivos são importantes para o backup. Documentos, planilhas, fotos, bases de dados completas, entre outros.

Quantas vezes e em qual intervalo de tempo faremos o backup? 

Este detalhe é importante. Para que não atrapalhe o desempenho do servidor onde é feito o backup, é melhor agendar o backup em horários que o servidor é menos utilizado, como em horários de almoço, e final da tarde.

Qual o melhor destino para guardar os arquivos do backup? 

É recomendável que o backup seja feito em dispositivos de armazenamentos externos do servidor, como em outros computadores, mídias de CD's, DVD's, Pen Drive, etc. Feito o backup, o mesmo deve ser identificado, e armazenado de preferência em cofre externo ao local de origem.

Testes de Integridade

Os testes de integridade são aplicados nos backups armazenados, ou seja, verificam se as informações salvas estão em condições de serem restauradas caso seja necessário. Este teste nada mais é do que uma simulação real, onde os dados originais foram perdidos. Neste caso, o último backup feito é restaurado para verificar se as informações estão íntegras.

Para que seu backup seja realizado, precisa estar configurado no seu sistema. Se seu sistema não tiver configurado, favor abra um chamado solicitando instruções ao  Suporte técnico da Softsystem.