Abrir uma empresa sempre foi difícil. Até a internet ser criada isso era verdade, mas depois do Wi-Fi dominar o mundo oportunidades novas não pararam de aparecer.

O que é e-commerce?


Abrir uma empresa sempre foi difícil, por isso tantas pessoas acabam na informalidade. Mas imagine se você vence todos os obstáculos, abre sua empresa, cresce e decide abrir outra loja na cidade vizinha. O que acontece? Você gasta. Muito. Muito dinheiro. Esse é o caminho normal, já sabemos que não tem muito jeito de evitar isso, não é mesmo?


Até a internet ser criada isso era verdade, mas depois do Wi-Fi dominar o mundo oportunidades novas não pararam de aparecer. Agora você pode criar um negócio praticamente de lugar nenhum sem investir muito. Isso é ainda mais verdade para quem quer expandir seu negócio, já que você já conquistou seu mercado no mundo físico, o que vai te impedir de conquistar o mundo virtual também?


Mas, afinal, o que é e-commerce?


Existem muitas formas de definir o e-commerce, mas o que mais se aproxima da realidade é “o ato de um cliente entrar em um ambiente virtual, achar seu produto, ver, escolher e realizar a compra nesse mesmo local”. Uma loja virtual e os marketplaces são bons exemplos.


 


Loja Virtual


Loja virtual é um site que permite realizar todo o processo de compra e venda de produtos ou serviços por meio da internet, da escolha até o pagamento. Ou seja, uma definição idêntica à de um e-commerce mas aplicada à sua própria marca, em seu próprio site. É um vendedor da sua marca, um outdoor e uma loja, tudo acontecendo ao mesmo tempo, para um número enorme de pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo. É claro que também é preciso fazer muito trabalho da maneira certa para alcançar o seu cliente, mas a internet permite que você faça vendas como uma lojinha de esquina ou competir com os maiores varejistas do planeta, como a Amazon faz.


A parte mais importante de uma loja virtual, se você já tem uma empresa, é a possibilidade de expandir sua área de atuação e abrir uma nova unidade da sua loja com um investimento muito menor do que seria feito se você realmente fosse abrir uma nova loja em outra cidade. Se seu objetivo é expandir, talvez seja o caso de considerar ter uma loja virtual da sua empresa.


Marketplaces


Da mesma forma que uma loja virtual é a versão online da sua loja, um marketplace é a versão online de um shopping center. Na verdade, é algo ainda melhor. Imagine se você pudesse, ao entrar em um shopping, dizer o que está procurando, ter todas as opções, de todas as lojas, com todos os preços e avaliações de cada uma, imediatamente, para comparar. Seria fantástico, não é? É assim que o cliente se sente ao acessar um marketplace. E imagine ter uma loja em um shopping sem ter aquele custo fixo enorme ao final do mês? Isso é um marketplace.


Alguns exemplos de marketplaces são: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX, eBay, Bom Negócio, e até o mesmo o Facebook.


Apesar de todas as vantagens, um marketplace tem muitas exigências de qualidade, entrega e preços, afinal de contas o seu cliente têm acesso a todas as lojas ao mesmo tempo, e pode deixar uma boa ou má avaliação da sua empresa para milhares de pessoas verem.


Conclusão


A internet pode parecer um lugar perigoso e complicado, mas é, também, um lugar cheio de negócios esperando para serem descobertos e explorados. Quando colocamos assim muito fácil perceber que a internet é exatamente como a vida real: um lugar difícil, entretanto tem oportunidades do tamanho da sua criatividade.


Então aproveite a ocasião, arregace as mangas e faça seu negócio crescer ainda mais. Não existe um tipo de negócio que não funciona online, se alguém te disse isso, não acredite. Mas no fim das contas, ninguém falou que seria fácil, certo?