Não importa quanto tempo passe, é sempre impressionante ver que alguns empresários não são capazes de perceber o impacto de um bom atendimento, um pós-venda e a satisfação do cliente pode ter em todo o seu negócio. Não basta ter apenas um bom atendimento se quando seu cliente tem um problema você não quer resolver, afinal isso é um custo.

 

3 Formas matadoras de aumentar a reputação online de sua empresa


Infelizmente não são muitas as empresas que percebem o quanto sua reputação online é importante. E isso pode se tornar nocivo para um negócio ao longo do tempo. Imagine só o que aconteceria se um cliente saísse insatisfeito da sua loja e decidisse desabafar online. Mas ele não faz isso em sua página pessoal, faz em um perfil online da sua empresa que você nem sabia que existia. E pior, você não fica sabendo disso. Outros clientes que nem estavam completamente insatisfeitos com seu serviço são inflamados pelo que lêem nessa página e também deixam mals comentários. O que aconteceria com sua empresa, então?


Outras empresas não entendem que aumentar suas reputações online pode ser bom para aumentar seu ranqueamento no Google. Você recebe cliques sem ter que pagar por eles! Apenas por ter reputação. 


Reputação online, nos dias atuais, é mais impactante do que sua reputação no seu bairro, por exemplo. Para te ajudar com isso, aqui vão três dicas que vão garantir uma reputação incrível!


Reputação




  1. Seu foco é sempre o cliente!




Não importa quanto tempo passe, é sempre impressionante ver que alguns empresários não são capazes de perceber o impacto de um bom atendimento, um pós-venda e a satisfação do cliente pode ter em todo o seu negócio. Não basta ter apenas um bom atendimento se quando seu cliente tem um problema você não quer resolver, afinal isso é um custo. Mesmo que seja um custo, talvez seja o caso de começar a se adiantar aos problemas dos cliente, que forem identificados, e não esperar receber o contato do cliente. Surpreenda seu cliente e realize o contato para solucionar o problema antes dele ficar insatisfeito o suficiente para ter que passar por uma longa fila de espera que tende a acontecer em um chamado para suporte. 


A satisfação do seu cliente tem sempre que ser seu maior objetivo. Nem sempre o problema tem solução, mas se você for capaz e ouvir, ser humano e mostrar compaixão é mais do que o suficiente para o seu cliente nunca mais esquecer de você.




  1. Seja uma autoridade em seus produtos




Outra coisa que parece óbvia. Talvez por parecer óbvio é que tem tanta gente ignorando essa dica. Seu cliente nunca sabe se sua empresa é séria ou não. Quem constrói essa reputação é você! E ele precisa entender que quando o aconselha por um produto e não por outro é realmente por sua capacidade técnica de especialista, não como um vendedor querendo mais aquela porcentagem em uma venda.


Não minta para seu cliente. Ele não é tão inocente como alguns empresários imaginam. Seja sincero e verdadeiro. Se um produto é melhor que outro, mesmo que mais barato, diga isso a ele! Explique o porquê. As diferenças. Os prós e os contras. Faça isso em sua loja e faça online em um blog e nas redes sociais! Construa sua reputação baseada na verdade e especialidade e verá que quando você oferecer um produto, mesmo que ele não queira muito, os clientes compram por confiar em você! E confiança é tudo.




  1. Não ignore seu cliente. Construa um relacionamento!




Um dos piores erros que se pode cometer online é ignorar um reclamação online e não resolvê-la, ou pior, apagar o comentário do seu cliente. Você não quer ir por esse caminho, as coisas podem escalonar muito e muito rápido de um jeito que você provavelmente não poderá remediar se acontecer. Não faça isso. Se um cliente postar uma reclamação responda rápido, evite parecer ou soar como uma empresa e resolva o problema de uma forma que se, ao ler a resposta como uma pessoa de fora do assunto, o problema seja resolvido da melhor forma possível ou a empresa fez tudo o que poderia para ajudar na situação.


E se não for uma reclamação? Caso o comentário seja um agradecimento, sugestão ou elogio faça questão de fazer seu cliente se sentir especial. Faça tanto da reclamação quanto do elogio uma oportunidade de construir um relacionamento com seu cliente. Essa é a forma mais incrível de conseguir reputação, pois seu cliente passará mais e mais tempo do seu site e sua reputação crescerá naturalmente.


Conclusão


Não importa se online ou em sua loja física seu foco tem sempre que ser no seu cliente. Perder um cliente por causa de apenas uma venda é uma das piores trocas que comerciantes e empresários podem fazer. O maior tesouro de uma empresa não é seu produto ou estrutura física, é sua lista de clientes fiéis! Garanta que essa lista cresça sempre. É assim que se conquista sucesso e estabilidade.


Grande Abraço