Hoje o mundo está sobrecarregado de publicidade e anúncios. Nós os vemos diversas vezes ao dia, e constantemente, sem perceber. Dá pra imaginar que alguém gastou alguns milhares de reais em uma propaganda e você passou por ela sem perceber?! Isso é relacionado a como interpretamos as coisas. No marketing passamos a chamar essas situação de ?Névoa de Publicidade?.

 


Hoje o mundo está sobrecarregado de publicidade e anúncios. Nós os vemos diversas vezes ao dia, e constantemente, sem perceber. Dá pra imaginar que alguém gastou alguns milhares de reais em uma propaganda e você passou por ela sem perceber?! Isso é relacionado a como interpretamos as coisas. No marketing passamos a chamar essas situação de “Névoa de Publicidade”. Mas o que fazer para se destacar no meio dessa névoa de guerra que te impede de alcançar seus clientes? Isso não é nada fácil, mas existem algumas coisas simples que você pode fazer para se destacar em meio à multidão de propagandas que seu cliente enfrenta.


Aqui vão 3 dicas que se você seguir, vão mudar seu negócio!


1 - Guarde seu atual cliente com muito carinho!


Entendo como isso soa, mas eu tenho certeza que você que já tem anos de experiência no mercado sabe o quanto custa para fazer um cliente antigo comprar de você em relação a um novo cliente. Algumas pesquisas chegam a dizer que conquistar um cliente novo custa incríveis CINCO VEZES mais do que um cliente antigo!


Então invista severamente no seu pós-venda. Não apenas em um produto de qualidade, mas em um atendimento de qualidade, antes e depois da venda. Tenha a certeza da satisfação do seu cliente. Dê garantias e segurança a ele. Proporcionalmente quanto mais garantias você dá mais dificilmente os cliente usam esse tipo de serviço, mas eles fazem toda a diferença para a satisfação dele. Se seu cliente confiar em você ele vai voltar, e será uma venda muito mais fácil! Além disso você não quer perder seu cliente para um concorrente apenas por causa de uma ligação de pós-venda. Pesquise boas práticas de pós-venda e CRM e aplique-as o máximo que puder na sua empresa.


O lado bom é que o Cosmos, da SoftSystem, tem algumas ferramentas de CRM muito boas que podem te ajudar a melhorar seu atendimento e pós-venda.


2- Faça Remarketing!


Essa dica não vai muito longe da anterior, mas boas práticas de remarketing garantem vendas que antes estariam perdidas e fazem vendas que você normalmente não faria.


Na internet o remarketing é aparecer novamente para clientes que pesquisaram sobre a sua empresa ou que abandonaram um carrinho de compras sem finalizar. É bastante confundido com o retargeting, que acontece quando, depois de fazer uma pesquisa sobre um produto, o cliente passa a receber seus anúncios, às vezes na concorrência, em locais diversos na web. Apesar de a prática no mundo físico ser um pouco diferente de como é feita na internet, o conceito permanece e faz vendas.


Por exemplo, se você vende o serviço de troca de óleo, um bom remarketing é entrar em contato com o seu cliente na época que ele geralmente faria a troca novamente, oferecendo um desconto por ele ser um cliente antigo.


Faça questão de saber o tempo do ciclo de compra do seu cliente e quando ele precisa refazer ou fazer manutenção nessa compra. Outro exemplo é, se você tem uma vidraçaria, avisar aos clientes que não sabem, depois de fechar o ciclo de vida do seu produto, que existe a necessidade da manutenção de algumas parte de janelas e portas, como as roldanas. Assim você pode realizar uma venda que normalmente não faria, levando em conta o fato de que a maioria das pessoas sequer sabe que janelas e portas precisam de manutenção e troca de peças.


Uma boa ideia para remarketing é oferecer, a um cliente que estiver para sair da sua loja sem comprar nada, um cupom de desconto ou um brinde caso ele deixe alguns dados (como email ou telefone). Isso vai permitir que você entre em contato com um potencial cliente que não conseguiria em uma situação normal. E isso vai te gerar algumas vendas inesperadas.


3 - Se estabeleça e permaneça como uma autoridade no seu ramo


Eu entendo, parece óbvio, mas é incrível o quanto as empresas estão deixando esse fator tão essencial de lado para fazer uma ou duas vendas a mais.


Imagine o que aconteceria se você decidisse parar em uma avenida, em frente a um Fiat 147, erguer suas mãos e mandar que ele pare imediatamente sem ter uma razão muito boa para isso. O que aconteceria? Eu diria que no mínimo você seria xingado de algumas palavras não muito agradáveis. Ou, como diria meu pai, “ia passar por cima!”. E se você estivesse vestido com a farda de um policial militar ou do DETRAN e tentasse parar um caminhão de carga, daqueles de 18 rodas? Você nem precisaria de uma viatura da corporação ou do departamento parado ali ao seu lado e eu te digo o que aconteceria: O motorista iria parar sem pensar duas vezes.


E por que isso?


Simples: AUTORIDADE.


Uma uniforme representa a autoridade de uma corporação, do Estado. E mesmo as pessoas mais rebeldes ouvem quando uma autoridade fala. Ninguém duvida do que um médico fala em seu consultório, mesmo sem pedir para ver seu diploma, apenas por causa do jaleco que ele usa.


E apesar de ser uma coisa tão óbvia, muitas empresas estão desistindo suas autoridades ou da oportunidade de construir uma por razões rasas. Não acredite que a economia de deixar de fazer uma troca de produto por um detalhe técnico da garantia é uma vantagem. Apesar de ter economizado em um produto, você perdeu, para sempre, um cliente que poderia fazer diversas outras compras no futuro. Ou que tentar vender um produto que o cliente não precisa, apenas por ser mais caro, quando existe uma alternativa mais barata na sua loja, apenas para ganhar alguns trocados a mais. Não se permita achar que alguns trocados valem mais do que o valor da sua autoridade caso você recomende o produto correto para aquele consumidor. Não tem problema você deixar muito claro para o seu cliente o que você fez. Muitas vezes os clientes precisam entender que você quer o bem dele, e não apenas uma venda, para sentir a gratidão necessária e então te reconhecer como autoridade.


Uma das autoridades mais importantes para qualquer cliente não usa um uniforme, essa autoridade é o AMIGO. As pessoas confiam na palavra de amigos para fazer uma compra. Seja um amigo do seu cliente. Um amigo faz muito mais vendas do que o melhor dos seus vendedores.


A moral aqui é: Cuide bem do seu cliente! Isso só trará mais vendas para você. Esse é o melhor remarketing que você pode fazer, não precisa de nada além disso.