Sistema Linux é recomendado

  Um vírus que criptografa os dados da empresa, exigindo um resgate para liberação de chaves, permitindo acesso aos dados é uma ameaça real em todo o mundo. O total de ransomware cresceu 128% no último ano, somando mais de sete milhões de amostras do malware. A quantidade de novas amostras de ransomware no segundo trimestre de 2016 foi a maior já registrada: mais de 1,3 milhão, segundo dados globais do McAffe Labs. São diversos tipos de malwares, que sequestram os dados e exigem recompensas para liberações de chaves, que nem sempre funcionam e fazem com que as empresas sejam extorquidas com valores que aumentam a cada pagamento. 


As empresas, independente do seu porte, tem por obrigação manter políticas de segurança bem definidas e soluções capazes de bloquear eventuais ataques ou minimizar os danos causados. Na verdade, o cibercrime não mira somente as grandes corporações, afinal o tamanho da empresa não faz diferença, o que importa é se a empresa é vulnerável e se o ataque pode ser bem sucedido.


Mas o que fazer para se defender do vírus?

Infelizmente a segurança dos dados é o último quesito a ser pensando na empresa. E muitas vezes a segurança só é requisitada depois que o ataque acontece. O Conceito de que um sistema de segurança avançado é caro e desnecessário para proteção dos dados, deve ser trabalhado, afim de que as portas não estejam abertas para esses Malwares.


 É recomendado ter cautela ao executar arquivos desconhecidos, principalmente arquivos compactados enviados por e-mails, não acessar sites sem o Firewall estar habilitado, ter disponível um bom antivírus ativado e dar preferência ao sistema operacional Linux, já que os cibercrimninosos focam seus esforços para ataques ao sistema Windows, o mais utilizado dentro das corporações. 


Se o ataque for detectado na sua fase inicial, vai levar um tempo para a criptografia ocorrer, e com a remoção completa os danos serão menores. 


Mantenha uma cópia de segurança dos dados armazenados em locais protegidos, pois os malwares podem criptografar um Backup que esteja armazenado em um HD USB ou servidor de backup; o uso da estratégia de segurança em camadas é a melhor possível.