Instituições financeiras esperam que Selic caia para 12,25% ao ano

 O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (21) reunião para definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13% ao ano. O mercado financeiro espera por mais um corte de 0,75 ponto percentual, como ocorreu em janeiro deste ano.

Com a inflação em queda e a economia em recuperação, a expectativa é de continuidade no ciclo de cortes na Selic. Para o mercado financeiro, a taxa encerrará 2017 em 9,5% ao ano.

A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

A reunião do Copom ocorre em dois dias. Nesta terça-feira, a diretoria do Banco Central faz uma análise de mercado e de conjuntura.

No segundo dia de reunião, nesta quarta-feira (22), após análise das perspectivas para a inflação e das alternativas para a Selic, a taxa é definida. 

Fonte:
Agência Brasil