Em dois meses, caso o texto aprovado em 11 de julho no Senado não seja alterado por Medida Provisória, a contribuição sindical obrigatória deixa de existir

 Em dois meses, caso o texto aprovado em 11 de julho no Senado não seja alterado por Medida Provisória, a contribuição sindical obrigatória deixa de existir - e, com ela, a principal fonte de financiamento para muitas das entidades que representam tanto empresas quanto trabalhadores.


Hoje temos quase 12 mil sindicatos de trabalhadores que repesentam funcionalismo publico e Privado , com a reforma ha uma previsão de fechamento de 5 mil sindicatos e a redução do empregados em aproximadamente 100 mil .

Fim da homologação

O Projeto revoga os parágrafos primeiro e terceiro do art. 477, da CLT, e retira a necessidade de homologação do TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho) pelo Sindicato ou pelo Ministério do Trabalho e passara a ser diretamente pelo empregador.

O Goveno ja prepara manobra para substituir o imposto sindical , criando a obrigatoriedade do contribuição assistencial , ja descontado somente dos funcionarios que se filiam aos sindicatos .

Hoje os sindicatos dispoem de um orçamento de 3 bilhoes numero do ano de 2016 .