O e-commerce tem dado oportunidade para empresas atingirem mais pessoas com os seus produtos. Pessoas em locais diferentes podem consumir produtos sem a necessidade de olhar uma vitrine, entrar na loja, interagir com o vendedor, testar o produto, comprar e levar dentro de uma sacola para casa. Para melhor entender essa forma de comércio, é preciso falar dos seus diferentes tipos: B2C, B2B, C2C.

 


Quais os tipos de e-commerce?


O e-commerce tem dado oportunidade para empresas atingirem mais pessoas com os seus produtos. Pessoas em locais diferentes podem consumir produtos sem a necessidade de olhar uma vitrine, entrar na loja, interagir com o vendedor, testar o produto, comprar e levar dentro de uma sacola para casa. Tudo acontece no computador ou celular. Existe a busca, depois lê-se as críticas e a compra é ali mesmo, esperando apenas para receber a compra em casa. 


Para melhor entender essa forma de comércio, é preciso falar dos seus diferentes tipos: B2C, B2B, C2C. Esses tratam das formas variadas que empresas podem interagir com o seu público específico, sendo que cada um demanda uma abordagem apropriada.


 


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B2C (Business to Consumer)


Esse é o modelo tradicional de comércio, em que uma empresa vende para o cliente final. O tipo mais comum de comércio, e também no e-commerce. É bem simples, o varejista, atacadista ou revendedores fazem o seu negócio direcionado ao grande público, onde cada um com acesso pode consumir.


B2B  (Business to Business)


Esse é o modelo de negócio em que uma empresa faz vendas para outras empresas, (geralmente de menor porte) para revender os produtos dos fabricantes ou atacadistas que então revendem para empresas de alcance local e comunidade.


C2C (Consumer to Consumer)


Esse é o modelo de negócio em que qualquer pessoa pode cadastrar um produto e vender para outra pessoa. São marketplaces, que apesar de estarem preparados para trabalhar com empresas, têm seu foco no público em geral que quer vender um produto artesanal ou se livrar de um produto usado. São sites como Enjoei, OLX, Elo7, Mercado Livre, Facebook e Bom Negócio.


 


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Conclusão


É fato que com tanta facilidade a concorrência aumenta para todo mundo, mas as vantagens de uma empresa grande nesse tipo de negócio está exatamente na capacidade de investir muito mais do que um autônomo, aplicando a mesma quantidade de tempo que ele. Ter um e-commerce não é apenas facilidade, é também muito trabalho e erra quem acredita que não. Não basta criar seu negócio online e deixá-lo ao sol e ao vento, mas é claro que se você pode investir, existem diversos recursos que poupam muito do seu tempo e até do seu dinheiro que um pequeno empresário jamais teria condições de ter.


Se você quer saber mais sobre a história do e-commerce, ou o que é um e-commerce, clique nos links abaixo.


 


O que é um e-commerce? 


A história do e-commerce.


 


Um grande abraço!