Que empresário nunca disse diante de um vendedor: ?Porque eu preciso mudar isso? Fiz dessa mesma forma desde o início e sempre funcionou?. Essa frase é maravilhosa para espantá-los. Afinal, a maioria das coisas que querem que compremos não é realmente algo que precisamos
Que empresário nunca disse diante de um vendedor: “Porque eu preciso mudar isso? Fiz dessa mesma forma desde o início e sempre funcionou”. Essa frase é maravilhosa para espantá-los. Afinal, a maioria das coisas que querem que compremos não é realmente algo que precisamos.
Então eu te convido a ver essa mesma situação em um momento de análise interna da empresa. Não estamos falando de comprar algo novo, e sim, de olhar para o futuro. “Estou me preparando para o que vem por aí?”
Ser um empresário de sucesso é uma junção de resiliência e visão. A resiliência conhecemos há muito tempo, mas a visão, muitas vezes, se restringe àquela ideia que você teve em 1979. Ela vai bastar para te manter no mercado? Mesmo que baste, uma ideia é completa por si só?
Vejamos, se a sua ideia foi “alta produtividade e baixos preços”, mesmo que no momento da fundação da empresa sua tecnologia para aumentar a produtividade fosse de ponta, se você não investiu continuamente depois, com certeza está ficando para trás.
E se sua ideia era “fazer o cliente se sentir importante”, se você não investiu em manter o contato estreito com ele, seja em seus contatos, seja com softwares que permitem facilitar contato e até mesmo comodidade do cliente durante a venda, você não será capaz de cumprir suas promessas. Softwares, muitas vezes, são tão importantes e caros quanto maquinários. Isso não diminui a necessidade de investimento neles.
É óbvio que é necessário investimento segmentado e no ponto certo. Mas ao mesmo tempo precisamos desviar de conversas de vendedor para produtos que não vão alavancar as vendas ou mesmo facilitar processos.
Como fazer isso?
Pesquise!
A dica aqui é muito simples. Pesquise sempre o que há de novo no seu segmento e suas vantagens para a sua empresa especificamente, em seu processo de vendas ou em sua linha de produção. É importante garantir que as vantagens ou novidades do produto estejam claras para você, seu diretor de TI e seu responsável pelo financeiro. Assim você garante fazer apenas compras que vão valer a pena.
E quanto aos vendedores?
Estes não vão parar de vir só porque você fez algumas pesquisas, certo? A pergunta é: Você precisa se livrar deles? Vendedores são imortais. Não importa o quanto você acha que se livrou deles, mais irão aparecer. Então, o que fazer?
USE-OS!
Quando novos vendedores aparecem permita que eles apresentem seu produto, faça o máximo de perguntas sobre o produto que suas pesquisas te permitirem fazer.
Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre o mercado e o que há de novo tecnologicamente. Afinal, vendedores costumam trazer exatamente o foco das suas pesquisas: NOVIDADE NO MERCADO! Mesmo que não seja seu interesse comprar, é do seu interesse saber. Então use e abuse do vendedor com todo tipo de pergunta cabeluda que tem te incomodado sobre o segmento que ele atua. Quem sabe você descobre que o produto dele é exatamente a solução que você precisa.
Recapitulando
-
Investir é necessário. Faz parte do cerne da sua empresa.
-
Pesquise muito sobre as novidades do mercado.
-
Softwares são tão importantes e caros quanto maquinários. Invista neles!
-
Use os vendedores como fonte eterna de conhecimento. Eles não vão parar de aparecer, nem você de aprender.
Quando sua empresa foi aberta, ela tinha um cerne e uma visão. Ache um equilíbrio entre esse cerne, o que você sempre fez, e as novidades do mercado. Se adapte ao mundo do seu cliente e não o perca jamais.
Grande abraço.